Pré Escolar

O Jardim de Infância é a resposta social desenvolvida em equipamento, destinada ao acolhimento de crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico, onde são prestados serviços vocacionados para o desenvolvimento da criança, proporcionando-lhe actividades educativas e actividades de apoio à família.

O Pré – Escolar visa:

  • Promover a formação e o desenvolvimento pessoal e social da criança, com base em experiências de vida democrática, numa perspectiva de educação para a cidadania;
  • Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, tendo em vista uma progressiva consciência do seu papel, enquanto membro social, autónomo, livre e solidário;
  • Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
  • Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incluindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;
  • Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas, como meio de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
  • Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
  • Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança, designadamente, no âmbito da saúde individual e colectiva;
  • Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança;
  • Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade.

Serviços Prestados:


  • Educação

  • Formação

  • Socialização

  • Actividades Lúdicas

  • Convívio

  • Ocupação de Tempos Livres

  • Alimentação

  • Parque Infantil

  • Aulas de Ginástica

  • Aulas de Iniciação Musical

  • Aulas de Inglês

  • Aulas de Iniciação ao Meio Aquático

  • Aulas de Iniciação à Informática

  • Passeios e Visitas

  • Festas Anuais

  • Transporte

A resposta social de Pré – Escolar assegura a prestação de serviços vocacionados para o desenvolvimento da criança e o apoio à família:

  • Componente educativa (promoção da aprendizagem de diferentes áreas de conteúdo que se articulam numa formação global);
  • Alimentação;
  • Prolongamento de horário (a partir das 16h00m).
  • Cuidados de higiene pessoal;
  • Assistência medicamentosa.

Realiza ainda as seguintes actividades:

  • Sócio-pedagógicas (experiências educativas diversificadas num contexto facilitador de interacções sociais alargadas, perspectivadas no sentido da educação ao longo da vida);
  • De formação/informação;
  • De animação sócio-educativa.

 

 

Temos 2 salas do pré-escolar, com um número máximo de 25 crianças por sala, têm o espaço dividido em áreas permitindo à criança uma fácil visualização do espaço global e das diferentes possibilidades de trabalho que cada espaço oferece.

Os diversos espaços da sala, nomeadamente a área do tapete, a área dos livros, a área dos blocos e brinquedos, a área das expressões, a área dos computadores e a área das mesas, onde se desenvolvem os trabalhos das artes e da escrita, são demarcados de forma clara e visível, com recurso a móveis baixos e divisórias, tendo sempre em consideração que o espaço final deverá resultar num espaço amplo onde as crianças se possam movimentar à vontade, interagir socialmente ou simplesmente optar por estarem sozinhas numa área mais privada.

Tudo, naturalmente, conjugando as necessidades de conforto e de segurança física e psicológica das crianças.

 

 

Dos espaços comuns interiores destaca-se a sala polivalente tendo um espaço amplo de cerca de 100 m2 propício a uma diversidade de actividades lúdico e recreativas , promovendo a interacção social de todos os intervenientes no processo educativo.

Existe ainda o refeitório, no qual é privilegiado o momento das Refeições das nossas crianças.

Os espaços exteriores dividem-se em zona de recreio da creche, zona de recreio dos grupos do pré-escolar.

Estes espaços são cuidadosamente planeados e preparados de forma a permitir uma continuidade do espaço interior. Os equipamentos e materiais são agradáveis e de qualidade oferecendo múltiplas oportunidades de realizar experiências activas adequadas aos diferentes grupos etários.