Centro de Dia

“Quem durante toda a vida tenha trabalhado e cultivado interesses diversos e sabido conservar-se social e intelectualmente activo, poderá sentir-se satisfeito por, chegado à reforma, encontrar uma nova liberdade.”

O Centro de Dia é a resposta social desenvolvida em equipamento que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos (com mais de 65 anos) no seu meio sócio-familiar.

É um espaço de acolhimento onde se desenvolve um conjunto de programas ocupacionais e de lazer adequados aos utentes nas mais variadas condições e etapas das suas vidas que visam promover a qualidade de vida da pessoa idosa, assim como actividades que premeiam a prevenção, estimulação e manutenção das capacidades físicas, mentais, cognitivas e relacionais da mesma tendo em vista a revalorização da individualidade e da sua contínua autonomia.

São objectivos do Centro de Dia:

  • Prestação de serviços que satisfaçam necessidades básicas;
  • Prestação de apoio psicossocial;
  • Fomento das relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento.

 

 

O Centro de Dia proporciona aos clientes:

Alimentação

O Centro de Dia proporciona um serviço de refeições, que inclui o pequeno-almoço, o almoço e o lanche, sendo que as ementas são elaboradas semanalmente e as refeições são confeccionadas na Instituição.

Actividades Diárias

Higiene Pessoal: O Centro garante a prestação de cuidados de higiene pessoal básicos (banho, entre outros), que por qualquer impedimento não seja possível realizar no seu domicílio.

Tratamento de Roupa

O Centro garante o tratamento de roupa na instituição aos clientes que precisarem deste serviço. Este requer o pagamento de um valor, actualizado aquando da revisão da mensalidade.

Transporte

O Centro garante o transporte dos clientes para a frequência desta resposta. O serviço de transporte requer o pagamento de um valor, actualizado aquando da revisão da mensalidade.

Convívio / Ocupação

Proporcionar actividades lúdicas, recreativas e desportivas que mantenham os utentes ocupados, diminuam os hábitos sedentários que são propícios nesta idade e que aumentem a sua socialização, não só com pessoas do mesmo grupo etário, mas também com grupos etários diferentes.

Serviço de Acompanhamento ao Exterior

O Centro proporciona o acompanhamento ao exterior, mediante a avaliação da técnica da responsável da resposta social e a disponibilidade do serviço, em situações de ausência de rede de suporte familiar, amigos ou vizinhança, a consultas médicas, exames médicos ou outros.