Veja aqui serviços que temos disponíveis para si.
Creche
A Creche é a resposta social desenvolvida em equipamento, destinada ao acolhimento de crianças com idades compreendidas entre os 3 meses e meio e os 36 meses, durante o período diário da actividade profissional dos pais e/ou Encarregados de Educação.
A Creche da Instituição Visa:
- Proporcionar o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afectiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar através de um atendimento individualizado;
- Colaborar estreitamente com a família, numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças;
- Colaborar, de forma eficaz, no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência, assegurando o seu encaminhamento adequado.
O principal objectivo da Creche é desenvolver um projecto de excelência na área da 1ª Infância (creche - 3 meses e meio aos 36 meses), inovador e diferenciador, que satisfaça as exigentes necessidades diárias de crianças e pais. Existirá uma preocupação constante em garantir um papel participativo de todos, salvaguardando o bem-estar da criança e fomentando uma proximidade e preocupação dos pais na educação diária dos seus filhos.
Serviços Prestados:
Educação
Formação
Socialização
Actividades Lúdicas
Convívio
Ocupação de Tempos Livres
Alimentação
Parque Infantil
Passeios e Visitas
Festas Anuais
A resposta social Creche assegura a prestação dos seguintes serviços:
- Cuidado pessoal (alimentação e higiene pessoal, assistência medicamentosa);
- Apoio educativo;
- Actividades lúdicas e socioculturais;
- Outros.
A resposta social Creche realiza ainda as seguintes actividades:
- Sócio-pedagógicas (actividades estruturadas e espontâneas, nas quais se encontram subjacentes intenções educativas promotoras do desenvolvimento global de cada criança);
- De formação/informação;
- De animação sócio-educativa.
Os espaços da Creche foram preparados por forma a assegurar o conforto e a segurança das crianças. A estruturação destas salas, ordenada e flexível, visa essencialmente apoiar a abordagem sensório-motora e estimular as escolhas individuais das crianças.
No Berçário, com capacidade para 8 a 10 bebés, existem três zonas totalmente distintas: copa de leites, zona de repouso e sala-parque. É na sala-parque que ocorrem a maioria das primeiras "experiências-chave" dos bebés. Como estes passam bastante tempo junto ao chão, é a este nível que se procura estabelecer um espaço caloroso e interessante, com áreas livres de movimentação e materiais convidativos a explorações infinitas.
Existem Três Salas de Actividades:
Nas salas de 12 meses aos 36 meses, com capacidade para cerca de 38 crianças, procura-se proporcionar uma panóplia de cenários convidativos à exploração activa, tendo em atenção que estas crianças acabaram de começar a andar, a aprender a movimentar-se e a controlar o seu corpo. Assim, estas salas integram diversas áreas específicas, nomeadamente as áreas dos blocos, livros, casinha, artes, ao mesmo tempo que disponibilizam espaços livres e materiais que apoiam as tarefas de movimentação, nunca perdendo de vista a evocação dum sentimento de bem-estar.
Pré Escolar
O Jardim de Infância é a resposta social desenvolvida em equipamento, destinada ao acolhimento de crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico, onde são prestados serviços vocacionados para o desenvolvimento da criança, proporcionando-lhe actividades educativas e actividades de apoio à família.
O Pré – Escolar visa:
- Promover a formação e o desenvolvimento pessoal e social da criança, com base em experiências de vida democrática, numa perspectiva de educação para a cidadania;
- Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, tendo em vista uma progressiva consciência do seu papel, enquanto membro social, autónomo, livre e solidário;
- Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
- Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incluindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;
- Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas, como meio de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
- Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
- Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança, designadamente, no âmbito da saúde individual e colectiva;
- Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança;
- Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade.
Serviços Prestados:
Educação
Formação
Socialização
Actividades Lúdicas
Convívio
Ocupação de Tempos Livres
Alimentação
Parque Infantil
Aulas de Ginástica
Aulas de Iniciação Musical
Aulas de Inglês
Aulas de Iniciação ao Meio Aquático
Aulas de Iniciação à Informática
Passeios e Visitas
Festas Anuais
Transporte
A resposta social de Pré – Escolar assegura a prestação de serviços vocacionados para o desenvolvimento da criança e o apoio à família:
- Componente educativa (promoção da aprendizagem de diferentes áreas de conteúdo que se articulam numa formação global);
- Alimentação;
- Prolongamento de horário (a partir das 16h00m).
- Cuidados de higiene pessoal;
- Assistência medicamentosa.
Realiza ainda as seguintes actividades:
- Sócio-pedagógicas (experiências educativas diversificadas num contexto facilitador de interacções sociais alargadas, perspectivadas no sentido da educação ao longo da vida);
- De formação/informação;
- De animação sócio-educativa.
Temos 2 salas do pré-escolar, com um número máximo de 25 crianças por sala, têm o espaço dividido em áreas permitindo à criança uma fácil visualização do espaço global e das diferentes possibilidades de trabalho que cada espaço oferece.
Os diversos espaços da sala, nomeadamente a área do tapete, a área dos livros, a área dos blocos e brinquedos, a área das expressões, a área dos computadores e a área das mesas, onde se desenvolvem os trabalhos das artes e da escrita, são demarcados de forma clara e visível, com recurso a móveis baixos e divisórias, tendo sempre em consideração que o espaço final deverá resultar num espaço amplo onde as crianças se possam movimentar à vontade, interagir socialmente ou simplesmente optar por estarem sozinhas numa área mais privada.
Tudo, naturalmente, conjugando as necessidades de conforto e de segurança física e psicológica das crianças.
Dos espaços comuns interiores destaca-se a sala polivalente tendo um espaço amplo de cerca de 100 m2 propício a uma diversidade de actividades lúdico e recreativas , promovendo a interacção social de todos os intervenientes no processo educativo.
Existe ainda o refeitório, no qual é privilegiado o momento das Refeições das nossas crianças.
Os espaços exteriores dividem-se em zona de recreio da creche, zona de recreio dos grupos do pré-escolar.
Estes espaços são cuidadosamente planeados e preparados de forma a permitir uma continuidade do espaço interior. Os equipamentos e materiais são agradáveis e de qualidade oferecendo múltiplas oportunidades de realizar experiências activas adequadas aos diferentes grupos etários.
Centro de Dia
“Quem durante toda a vida tenha trabalhado e cultivado interesses diversos e sabido conservar-se social e intelectualmente activo, poderá sentir-se satisfeito por, chegado à reforma, encontrar uma nova liberdade.”
O Centro de Dia é a resposta social desenvolvida em equipamento que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos (com mais de 65 anos) no seu meio sócio-familiar.
É um espaço de acolhimento onde se desenvolve um conjunto de programas ocupacionais e de lazer adequados aos utentes nas mais variadas condições e etapas das suas vidas que visam promover a qualidade de vida da pessoa idosa, assim como actividades que premeiam a prevenção, estimulação e manutenção das capacidades físicas, mentais, cognitivas e relacionais da mesma tendo em vista a revalorização da individualidade e da sua contínua autonomia.
São objectivos do Centro de Dia:
- Prestação de serviços que satisfaçam necessidades básicas;
- Prestação de apoio psicossocial;
- Fomento das relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários, a fim de evitar o isolamento.
O Centro de Dia proporciona aos clientes:
Alimentação
O Centro de Dia proporciona um serviço de refeições, que inclui o pequeno-almoço, o almoço e o lanche, sendo que as ementas são elaboradas semanalmente e as refeições são confeccionadas na Instituição.
Actividades Diárias
Higiene Pessoal: O Centro garante a prestação de cuidados de higiene pessoal básicos (banho, entre outros), que por qualquer impedimento não seja possível realizar no seu domicílio.
Tratamento de Roupa
O Centro garante o tratamento de roupa na instituição aos clientes que precisarem deste serviço. Este requer o pagamento de um valor, actualizado aquando da revisão da mensalidade.
Transporte
O Centro garante o transporte dos clientes para a frequência desta resposta. O serviço de transporte requer o pagamento de um valor, actualizado aquando da revisão da mensalidade.
Convívio / Ocupação
Proporcionar actividades lúdicas, recreativas e desportivas que mantenham os utentes ocupados, diminuam os hábitos sedentários que são propícios nesta idade e que aumentem a sua socialização, não só com pessoas do mesmo grupo etário, mas também com grupos etários diferentes.
Serviço de Acompanhamento ao Exterior
O Centro proporciona o acompanhamento ao exterior, mediante a avaliação da técnica da responsável da resposta social e a disponibilidade do serviço, em situações de ausência de rede de suporte familiar, amigos ou vizinhança, a consultas médicas, exames médicos ou outros.
Apoio Domiciliário
“A velhice não é a conclusão necessária da existência humana, é uma fase da existência diferente da juventude e da maturidade, mas dotada de um equilíbrio próprio e deixando aberto ao individuo uma gama de possibilidades.”
O Serviço de Apoio Domiciliário é a resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivos de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária e actividades sócio recreativas.
Este conjunto de serviços é prestado no domicílio habitual de vida do cliente, contribuindo para a promoção da sua autonomia e a prevenção de situações de dependência ou do seu agravamento.
São objectivos do Serviço de Apoio Domiciliário:
- Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e famílias;
- Contribuir para o retardamento ou impedimento da institucionalização;
- Assegurar, aos indivíduos e famílias a satisfação das necessidades básicas;
- Prestar cuidados de ordem física e psicossocial aos indivíduos e famílias, contribuindo para o seu equilíbrio e bem-estar.
O SAD proporciona um conjunto diversificado de cuidados e serviços, em função das necessidades das pessoas, nomeadamente:
a) Cuidados de higiene e conforto pessoal;
b) Higiene habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados ao utente;
c) Fornecimento e apoio nas refeições, respeitando as dietas com prescrição médica;
d) Tratamento da roupa de uso pessoal do utente;
e) Administração de Medicação Prescrita e com Indicação Médica;
f) Atividades de animação e socialização, designadamente, animação, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, deslocação a entidades da comunidade;
g) Disponibilização de ajudas técnicas desde que disponíveis.
O SAD assegura, ainda, outros serviços, designadamente:
a) Formação e sensibilização dos familiares e cuidadores informais para a prestação de cuidados aos utentes;
b) Apoio psicossocial;
c) Transporte;
d) Cuidados de imagem;
e) Realização de atividades ocupacionais;
De 2ª a Domingo