O Nosso Projecto

Um ano cheio de dúvidas
e, ao mesmo tempo,
cheio de esperança.
Posso ir muito contente
Mas se por acaso eu chorar,
quando na escola entrar
Não fiques triste...
Vou ficar longe de ti...
Mas aqui vou encontrar segurança,
dedicação, atenção, e
principalmente Amor.
Não te preocupes com lápis, borracha e caderno...
Só os usarei depois de muito brincar,
recortar, colar, desenhar, pintar...
Tudo isso fará de mim
uma CRIANÇA FELIZ!

A Equipa CSNSC
Ano Letivo 2018/2019

Cresche / Pré-Escolar

O CSNSC desenvolve um projeto integrado e integrador. Este é assente em valores e princípios firmes, com perspetivas diferenciadas que respeitam a individualidade e o ritmo de crescimento de cada criança e que valorizam a ligação entre a instituição e a família.

Pretendemos na ação junto da criança promover e estimular afetividade, o desenvolvimento e a solidariedade; junto das famílias fomentar o seu envolvimento, interação e participação e junto da comunidade criar e promover parcerias locais, regionais e nacionais, ações de dinamização e partilha. O Projeto pedagógico pretende ser um instrumento de trabalho que define os princípios educacionais e de intervenção educativa, os procedimentos adotados pela equipa pedagógica, os requisitos indispensáveis na prossecução de objetivos a atingir e os modelos de acompanhamento a adotar através de um processo de avaliação lógica e consistente. Pauta-se por princípios diferenciadores no sentido de elevar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados, numa perspetiva criativa, inovadora e potenciadora de um desenvolvimento harmonioso de todos os envolvidos.

O currículo pode ser composto, desenvolvido e operacionalizado de várias formas, estabelecendo-se diferentes estratégias de construção curricular. Deste modo, as competências básicas que as crianças deverão ser capazes de atingir assentam em pressupostos do Manual de Processo-Chave de Creche da Segurança Social e das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.

São ainda vários os referenciais que suportam todo o trabalho do educador, salientando-se em Creche o Modelo de Avaliação de Qualidade e o Modelo High-Scope e em Jardim de infância a Pedagogia de Participação e o Movimento da Escola Moderna.

Atualmente, temos Acordo de Cooperação com o ISS, para 45 crianças na resposta Social de Creche e 50 crianças na resposta Social de Pré – Escolar.

Centro de Dia

A resposta social de Centro de Dia proporciona ao idoso um conjunto de serviços e atividades que permite que este permaneça no seu meio familiar e social. Esta resposta social funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e em horário alargado das 18h às 20.30h h e abrange 15 utentes protocolados com o ISS.

SAD - Serviço de Apoio Domiciliário

O SAD é uma resposta a prestar no domicílio do idoso em situação de carência e/ou dependência, que pode traduzir-se na execução de vários cuidados (Fornecimento e Apoio Nas Refeições, Cuidados De Conforto E Higiene Pessoal, Cuidados de Imagem, Higiene Habitacional, Tratamento de Roupa, Atividades de animação e socialização, designadamente, animação, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, deslocação a entidades da comunidade, entre outros …), estabelecidos em função das necessidades do utente (Mental, Intelectual e formativa; física, do quotidiano e social, Sociocultural, Lúdico recreativa e cultural…). Esta resposta social funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e ao fim de semana das 8h às 14h e abrange 20 utentes protocolados com o ISS.

O Mundo nas Nossa Mãos

O tema “O Mundo nas Nossas Mãos” foi o escolhido para o Projeto Educativo tri-anual (2017-2020), por ser um tema atual, necessário e urgente, de modo a que as crianças de hoje possam ter um futuro amanhã e sobretudo que o saibam preservar.

No 1º ano (2017/2018), O Mundo e os 4 Elementos, iremos explorar o planeta terra e os quatro elementos.

No 2º ano (2018/2019), será Preservação do nosso Mundo, a preservação do nosso planeta.

No último ano (2019/2020), Para além do nosso Mundo, os planetas (sistema solar, estrelas, galáxias e via láctea).

 

Este ano, trabalharemos a preservação do nosso Mundo/Planeta, a preocupação com a conservação da natureza vem-se acentuando nos dias de hoje, em função das atividades humanas, que têm ocasionado muitos problemas de degradação ambiental, a ponto de comprometer, caso não sejam tomadas medidas emergentes, os recursos naturais, as condições de vida e consequentemente, toda a vida futura no planeta.

Na nossa vida, beneficiamos do Meio Ambiente sem nos preocuparmos com a preservação dos recursos que ele nos oferece. Pelo uso indiscriminado e falta de conservação, muito já foi destruído causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano no Planeta Terra. Neste sentido, iremos incentivar e promover , a educação ambiental, não só no que se refere à preservação da natureza, mas também no que diz respeito à esfera social, contribuindo na formação consciente e na responsabilidade que cada um de Nós tem (Educar para Preservar).

Temos como principal objetivo despertar nas crianças , pais, famílias e na comunidade local, ações corretas no processo de preservação do Meio Ambiente, pois, REDUZIR, RECICLAR, RENOVAR, RECOLHER, REPARAR E REUTILIZAR PARA RECEBER SÃO GESTOS SIMPLES PARA SE VIVER COM QUALIDADE. Pretendemos desenvolver uma diversidade de Ações/ atividades relacionadas com o Meio Ambiente fazendo com que as crianças, pais e comunidade, manifestem o interesse em preservar, percebendo que tudo o que fazemos interfere no meio que nos rodeia, desde o que comemos, ao que vestimos, onde moramos, como nos relacionamos com as plantas e animais, incentivando uma consciencialização coletiva pelo respeito do meio ambiente e da importância da sua preservação, incentivando a participação e a partilha de Todos neste processo.

“Nós não herdamos a terra dos nossos pais, mas pedimo-la emprestada aos nossos filhos.”

“Somos inquilinos do mundo, com várias obrigações, inclusive a de prestar contas de cada arranhão no fim do contrato.”

Fernando Veríssimo

OBJETIVOS GERAIS

  • Sensibilizar e educar para a temática da poluição no nosso planeta;
  • Promover a sensibilização para a importância da preservação do meio ambiente e da proteção da vida;
  • Incutir a responsabilização na forma como agem, nas atitudes e nos comportamentos em relação ao nosso planeta;
  • Promover hábitos de reciclagem, mais especificamente a separação dos tipos de lixo;
  • Impulsionar, defender e divulgar modelos e boas práticas em educação para o não consumismo;
  • Promover a autorresponsabilização das crianças pela sua “pegada ecológica”;
  • Abordar e consciencializar para a política dos 5r’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Renovar, Recuperar).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Consciencializar as crianças sobre a importância de vivermos e convivermos num ambiente limpo;
  • Relacionar as cinco cores básicas aos lixos correspondentes. (Verde= vidro, Amarelo=plástico/metal; Azul= papel; vermelho= pilhas);
  • Incentivar a prática de atitudes conscientes quanto ao cuidado e limpeza do espaço escolar;
  • Refletir sobre as nossas atitudes no dia a dia;
  • Incluir no quotidiano das crianças hábitos conscientes sobre reciclagem;
  • Levar as crianças a perceber a transformação do material reciclável;
  • Reconhecer os elementos prejudiciais à natureza;
  • Promover a consciencialização da importância da reciclagem para o meio ambiente;
  • Conhecer o processo de reciclagem;
  • Identificar e reconhecer os diferentes tipos de poluição;

CONTEÚDOS

  • Tipos de poluição: água (oceanos, rios), visual (imagens de outdoors, cartazes), atmosférica (afeta as condições do ar que respiramos), sonora (excesso de ruídos), solo (resíduos despejados no solo).
  • Política dos 5r’s (Reduzir, Reutilizar, Recuperar, Renovar, Reciclar).

ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO

  • Produzir brinquedos e outros objetos a partir de material reciclável;
  • Desenvolver com as crianças uma lista de atitudes benéficas para com o meio em que vivemos;
  • Partilhar com as outras valências o que conseguimos produzir através dos materiais recicláveis;
  • Envolver a família na realização de mini-projetos alusivos ao tema;
  • Construção de ecopontos para o nosso espaço escolar;
  • Propor às entidades competentes a colocação de ecopontos junto da instituição;
  • Promover ações de sensibilização relacionados com a temática do projeto;
  • Visitas pedagógicas ao exterior.
A criança modela-se.
Ajuda-a a modelar-se oferecendo-lhe tudo quanto tenhas de mais autêntico dentro de ti.
Oferece-te a ti próprio como modelo.
Faz de modelo, não só com o teu corpo de Homem, mas também com o que resta da tua espontaneidade infantil para o Amor.
Homens capazes de Amor são aqueles que foram crianças ou que se reconciliaram com a criança que foram.
Se amas a criança que em ti existe, então podes amar as crianças.
Podes fazer um filho.
Se a rejeitaste ou se com ela és irreconciliável
então só podes gostar de bonecos de pasta, autómatos de lata e bugigangas para enfeitar o teu espaço esvaziado.
Compra - os na loja, não faças filhos.
Não te ocupes dos filhos dos outros.
Mas se recuperaste essa criança, se tomaste conhecimento de que uma vontade infantil de sentir, experimentar e saber, existe em ti… Então podes estender os braços à criança que está à tua frente.
Educar é oferecer-se como modelo,
Educar é respeitar o seu próprio modelo.
Educar é respeitar a criação do Homem e do seu Universo.
Educar é respeitar a criança e a criatividade infantil.
Se podes ser infantil, podes ser Homem, podes ser Mestre.

João dos Santos